Corpo Museu

Corpografia a uma cidade

Em “Corpografia a uma Cidade” partimos de entrevistas e de imagens de arquivo da cidade de Viseu para chegarmos a uma cidade possível. Uma cidade (re)criada pelo cruzamento entre registo documental e ficcional. Ficcionamos com os nossos corpos porque também o corpo é arquivo. Que acrescenta, que transforma.
Percorremos o Museu de História da Cidade tal como percorremos as várias narrativas que compõem um imaginário coletivo para devolver às salas do Museu múltiplas camadas de imagens e sons, num diálogo entre passados e presente, com projeção de futuros.
A história está em permanente construção e hoje, aqui, também fazemos a história da cidade.

Criação: Joana Gomes Martins e Tânia Dinis
Consultoria de Património: Rui Macário Ribeiro
Design, Fotografia e Vídeo: Luís Belo
Produção: Joana Gomes Martins
Financiamento:  Câmara Municipal de Viseu – Eixo Cultura e Fundação GDA
Apoio: Museu de História da Cidade – Viseu, Cine Clube Viseu, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Plano Nacional das Artes.
Agradecimentos: Associação Comercial de Viseu, “A Voz do Rock” / Gira Sol Azul, Carmo’81, Sr. Cristiano, Cristina, Cineclube de Viseu, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Sr. Ermelindo, Escola Secundária Alves Martins e Escola Secundária Emídio Navarro (escolas da rede PNA), Família Soares, Imagoteca, Lília Basílio, Nuno Rodrigues, Ritual de Domingo, Sofia Moura, Teresa Cordeiro e Museu de História da Cidade.
Direção Artística de CORPO MUSEU: Joana Gomes Martins e Júlio Cerdeira

Performance / 80 minutos
Maiores de 6

Corpo Museu

No projeto “Corpo Museu” propomos o encontro de três museus de Viseu com cinco artistas: Museu do Quartzo/Gustavo Ciríaco e Júlio Cerdeira; Museu de História da Cidade/Joana Gomes Martins e Tânia Dinis; e Museu Nacional Grão Vasco/Bianca Turner, Joana Gomes Martins e Júlio Cerdeira.
Mais do que uma encenação histórica ou narrativa, nestes três encontros criamos três obras de artes performativas que olham e (re)pensam o espólio, o edifício e a história dos três museus.
O corpo arquiva e cria discurso sobre a experiência de visitar, criar e ser museu, construindo uma obra de museologia viva, um Corpo Museu.

Bilhetes

Para garantir o seu lugar, faça reserva através do formulário abaixo ou escreva-nos uma mensagem para geral@banquetearts.com